MICA: Monitor de Iniciativas Corporativas Pelos Animais
COMPROMISSO DAS EMPRESAS COM O BEM-ESTAR ANIMAL: QUEM AVANÇA, QUEM ASSUME E QUEM OMITE
Um panorama do MICA sobre o compromisso das empresas em eliminar o confinamento de galinhas em gaiolas em suas cadeias de suprimento, destacando aquelas que ainda não assumiram esse compromisso, as que não divulgaram seu progresso, e as que demonstraram transparência e avanço em suas ações.
Relatórios
Baixe os relatórios de 2024 e de anos anteriores aqui.
O que é o MICA?
O Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA) posicionou-se como uma ferramenta de transparência essencial para analisar e avaliar as mais influentes empresas latino-americanas de alimentos e hospitalidade quanto ao desempenho em bem-estar animal, em especial quanto ao seu progresso para proibir uma das piores práticas da indústria de ovos em suas cadeias de abastecimento: o confinamento de galinhas em gaiolas. A análise considera o posicionamento das empresas quanto às suas políticas de não trabalhar com ovos de galinhas confinadas gaiolas e o seu progresso na implementação dessas políticas.
Organizações em toda a América Latina apoiaram a preparação deste relatório: Plataforma Alto na Colômbia; ARBA e Compromisso Verde no Peru; Observatório Animal no Chile e Argentina; PAE e Terranimal no Equador; e Mercy For Animals no Brasil, México e no resto da América Latina. Nesta quarta edição do MICA, concentramos nossa análise nos relatórios públicos (ou na falta deles) de 58 grandes empresas com operações na América Latina, fornecendo uma visão geral de seu progresso e recomendando fortemente que acabem com o confinamento de galinhas em gaiolas em suas cadeias de suprimentos, o qual afeta centenas de milhões de galinhas nas regiões.
Nossa análise é baseada em informações públicas disponíveis, incluindo relatórios anuais e de sustentabilidade. Para nossos propósitos, tais relatórios devem refletir a porcentagem de ovos de galinhas livres de gaiolas nas cadeias de suprimentos de uma empresa na América Latina.
Classificação das Empresas por Progresso
À medida que nos aproximamos de 2025 – prazo estabelecido por muitas empresas na América Latina e globalmente para eliminar o uso de ovos de galinhas confinadas em gaiolas – ajustamos nossos critérios de avaliação para refletir o progresso esperado.
Para distribuidores varejistas, as políticas e relatórios devem cobrir 100% dos ovos in natura. Já para os demais setores avaliados, é necessário que as políticas e relatórios cubram todo o fornecimento de ovos: ovos in natura, ovos líquidos e ingredientes com ovos.
Perto do cumprimento Relatórios públicos
Progresso significativo Relatórios públicos
SUA EMPRESA ESTÁ PRONTA PARA ESSE COMPROMISSO?
O confinamento de galinhas em gaiolas é uma das piores práticas da indústria de ovos. Na América Latina, nosso foco é eliminar essa prática das cadeias de suprimentos corporativas.
Nossa equipe está disponível para orientar sua empresa na adoção de um compromisso público contra o uso de ovos de galinhas confinadas, promovendo ética e transparência com o consumidor.
Se sua empresa deseja melhorar sua classificação e alinhar-se às práticas de bem-estar animal, entre em contato conosco. Este é o momento de responder às demandas da sociedade e adotar mudanças significativas.
Mercy For Animals
Fundada nos Estados Unidos em 1999, a Mercy For Animals está entre as pioneiras no trabalho para transformar o sistema alimentar para um mais compassivo, ou seja, que respeita os animais, o meio ambiente e a saúde humana. Ao longo desses 25 anos, expandiu operações para o Brasil, Canadá, Índia e México, e tem revelado a realidade das fazendas industriais com mais de 100 investigações. Além disso, engajamos governos e o setor corporativo, ajudando a estabelecer leis e compromissos de grandes empresas para proibir o confinamento em gaiolas de animais explorados para alimentação. No Brasil, se estabeleceu em 2015 e possui o status de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), dada a relevância de sua missão.