Mais 28 mil bois estão sendo embarcados no navio Nada — e bebendo água contaminada com chumbo

O navio Nada, o mesmo que levou 25 mil bois e vacas para a Turquia no início de fevereiro, atracou ontem no Porto de Vila do Conde, no Pará, pronto para embarcar mais animais. Ele deve seguir viagem com mais de 28 mil animais no próximo dia 26.

Além de todos os problemas envolvidos no transporte de animais vivos que temos mencionado exaustivamente nos últimos meses por aqui, como maus-tratos contra animais e danos ambientais graves, o que está prestes a acontecer no Pará tem um agravante extra.

Trata-se de um desastre ambiental causado pela Hydro Alunorte, mineradora norueguesa que despejou irregularmente dejetos da sua produção no meio ambiente. Um laudo constatou a presença de diversos metais pesados, inclusive chumbo, nos efluentes da empresa.

O jornalista André Trigueiro levantou, no programa Estúdio I, da GloboNews, a informação segundo a qual a Hydro Alunorte se localiza a apenas cinco minutos do porto onde o Nada está atracado. Os bois, que chegam a viajar semanas dentro dos caminhões e passam dias à espera de embarcar no navio, estão sendo hidratados com água das imediações.

Além de Trigueiro, também a jornalista Flávia Oliveira comentou o caso. "A gente está no meio de uma crise em que o mundo tem questionado a qualidade da vigilância sanitária e dos nossos produtos alimenticios para exportação. Tivemos o escândalo da Operação Carne Fraca, no ano passado, envolvendo carne bovina, e estamos no meio desse problema com o frango [falando sobre restrições sanitárias da União Europeia ao frango brasileiro", comentou.

Conseguir proibir a exportação de animais vivos é um passo importante para acabar com uma etapa terrível da vida desses animais, que é o transporte marítimo. Porém, a melhor forma de realmente ajudar os animais é mantendo-os fora do nosso prato. Está em nossas mãos salvar animais da exploração. 

Clique aqui para começar uma dieta vegetariana agora e, assim, fazer sua parte para o fim do sofrimento animal.