As gerações futuras olharão para 2020 como um ponto de virada – para os animais e o mundo. Juntos, podemos imaginar e construir um novo normal.
Você motivou o GPA – o segundo maior varejista do Brasil – a banir as piores práticas de abuso animal. Você conectou e inspirou apoiadores a fazerem ações pelos animais. Você expôs segredos que as fazendas industriais querem manter ocultos. Sua generosidade, tempo, energia e persistência no ano passado trouxeram mudanças reais e duradouras para os animais.
LANÇAMOS 4 INVESTIGAÇÕES NO BRASIL
- Um drone da Mercy For Animals capturou imagens de caminhões de transporte desembarcando animais em um grande navio atracado em um porto no Brasil.
- Lançamos uma investigação de drones que sobrevoaram uma granja de porcos. A investigação, narrada pela Xuxa, teve milhões de visualizações e chocou o Brasil, ganhando atenção em grandes veículos como Valor Econômico e Hypeness.
- Usando imagens de drones, análise de dados e imagens de satélite, expusemos a principal causa por trás da destruição da floresta amazônica: a pecuária.
- Um investigador da Mercy For Animals expôs o terrível sofrimento das galinhas confinadas em gaiolas minúsculas na indústria de ovos. As imagens foram capturadas em granja da maior produtora de ovos do sul do Brasil, e mostram galinhas doentes e machucadas, com pés dilacerados, órgãos expelidos para fora do corpo e infestadas de piolhos. Em resposta à investigação, a empresa postou em suas mídias sociais a intenção de banir as gaiolas em todas as suas operações.
TIVEMOS UM ANO DE PRIMEIRAS CONQUISTAS NO MUNDO
Realizamos a nossa primeira investigação em uma fazenda de peixes dos EUA, onde nosso investigador documentou, em uma medida de controle de qualidade de rotina, um peixe cortado ao meio enquanto estava totalmente consciente.
Iniciamos o “Fundo do Povo” para oferecer subsídios em apoio ao trabalho de ativistas negros que ajudam a construir um sistema alimentar mais compassivo.
Realizamos o primeiro MercyFest. Músicos apresentaram sucessos dentro de uma gaiola no telhado de um bar popular na Cidade do México para chamar a atenção para questões relacionadas à criação de animais.
A Mercy For Animals Brasil foi eleita uma das 100 Melhores ONGs em 2020 pelo Instituto Doar. 670 organizações candidataram-se a essa homenagem e a MFA foi a vencedora na categoria Direitos dos Animais.
Ajudamos na primeira colheita de uma fazenda familiar que passou da criação de mais de um milhão de galinhas por ano para o cultivo de cânhamo com o apoio do nosso projeto TransFARMation.
A Mercy For Animals lançou recentemente uma campanha destacando como os animais também precisam de um “Novo Normal”. O vídeo ganhou o troféu de prata no El Ojo Iberoamérica, um dos principais prêmios de publicidade da América Latina e Ibero-América.
MOBILIZAMOS EMPRESAS A ACABAREM COM A PIOR CAUSA DE SOFRIMENTO ANIMAL
- Após quase quatro anos de negociações e campanhas, o GPA (que hoje detém as marcas Pão de Açúcar e Extra) anunciou o compromisso pelo fim da comercialização de ovos de galinhas submetidas a confinamento em gaiolas em todas as suas operações no Brasil, a ser completado até 2028. No anúncio, o GPA divulgou também uma política para suínos que inclui o fim das celas individuais de gestação, entre outros critérios mínimos de bem-estar animal. Agora, os três maiores varejistas do Brasil – Grupo Big (antigo Walmart), GPA e Carrefour – se comprometeram a parar de vender ovos de galinhas criadas em gaiolas e trabalharão nos próximos anos nessa transição.
- O Grupo Mantiqueira, líder no segmento de avicultura de postura na América Latina, anunciou que não construirá novas granjas no sistema convencional de produção e chegará à marca de um milhão de galinhas livres de gaiolas até o final de 2021, alcançando dois milhões até 2025.
- As lojas AmPm, segunda maior rede de franquias no Brasil, se comprometeu a não usar nem permitir o uso de ovos de galinhas confinadas em gaiolas em sua cadeia de suprimentos. A companhia tem 2.493 localizações pelo país e é a primeira rede de lojas de conveniência do Brasil a anunciar um compromisso livre de gaiolas.
- Após negociações com a Mercy For Animals e organizações parceiras, o Grupo AB Brasil, uma das maiores processadoras de ovos do país, se comprometeu a certificar como livres de gaiolas todos os seus produtos que usam ovos e todos os ovos entregues à indústria alimentícia.
- A La Basque, uma das marcas de sorvete mais conhecidas do Brasil, se comprometeu a não utilizar ovos de galinhas confinadas em gaiolas em toda sua cadeia de suprimentos, e a rede Oba, varejista com 58 lojas em 12 cidades, também se comprometeu a não comercializar ovos de galinhas criadas em gaiolas.
7 marcas
comprometidas a banir o uso de ovos de galinhas confinadas em gaiolas.
5 milhões de animais
potencialmente impactados a cada ano por políticas voltadas à descontinuidade do uso de gaiolas na criação de galinhas.
ESTAMOS CONSTRUINDO UM MERCADO À BASE DE VEGETAIS
- Lançamos a primeira campanha focada no pedido de opções veganas para grandes redes, pedindo que a Domino’s adicione uma opção vegana no cardápio. Criamos uma paródia, um site e uma petição, entre outras ações, para mostrar a relevância do tema e fortalecer o pedido do público. A Domino’s, uma das maiores redes de pizzarias do mundo, está servindo opções veganas na Austrália, no Reino Unido e na Alemanha, entre outros países, mas no Brasil ainda não.
- Em parceria com o The Good Food Institute, a Mercy For Animals, por meio do programa EscolhaVeg, sediou webinars para algumas das maiores empresas da indústria de alimentos. Os workshops abordaram as principais tendências do mercado plant-based e as melhores práticas para a inclusão e promoção de opções veganas em restaurantes. Marfrig e Unilever estavam entre as empresas participantes.
- A Mercy For Animals renovou e ampliou o compromisso do Programa Alimentação Consciente com o Instituto Federal Sul de Minas Gerais. Nos próximos cinco anos, a universidade trabalhará conosco para reduzir a quantidade servida de carne, laticínios e ovos em 20 por cento nos quatro câmpus.
- Em São Paulo, antes da COVID, autoridades de diversas esferas do governo de todo o país desfrutaram de um delicioso jantar preparado com alimentos de origem vegetal pela nossa equipe de política alimentar. Fizemos uma parceria com o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade, ou Local Governments for Sustainability) para oferecer o menu vegano e educar os participantes sobre como as políticas públicas voltadas para uma alimentação de origem vegetal podem ter um impacto positivo.
- Doações recebidas pela Mercy For Animals foram destinadas ao projeto Comida Que Faz Bem, que distribuiu refeições à base de vegetais para famílias e crianças necessitadas durante a pandemia. Os eventos online levantaram fundos suficientes para entregar 3.000 refeições veganas.
CONECTAMOS AS PESSOAS DURANTE UMA PANDEMIA GLOBAL
Em um momento em que o distanciamento social nos separa, a união virtual nos fortalece.
También lanzamos MFA Connections en Brasil, una serie de seminarios web. La artista Leyllah Diva Black habló sobre expresar el veganismo a través del arte, mientras que la nutricionista Alessandra Luglio conversó sobre alimentación saludable.
Para manter os voluntários engajados durante o distanciamento social, nossa equipe do Brasil lançou a campanha Avocado 2.0. Dezenas de voluntários cumpriram tarefas semanais para pedir aos restaurantes que ofereçam mais opções veganas.
COMEMORAMOS 5 ANOS DE PROGRESSO PARA OS ANIMAIS NO BRASIL
Em 16 de novembro de 2020, a MFA completou 5 anos no Brasil. Juntos, fizemos um progresso notável para os animais.
Graças ao seu apoio, mudanças legislativas e de política corporativa trarão alívio a milhões de animais confinados a um sistema cruel, enquanto também trabalhamos para construir um mercado baseado em vegetais para que um dia todas as gaiolas estejam vazias.