19 motivos para ser vegano em 2019

Ano passado, uma pesquisa do IBOPE encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira mostrou que o número de brasileiros que se dizem vegetarianos chegou a 30 milhões, o que representa um crescimento de quase 100% de 2012 para 2018. Pesquisas apontam que 2019 será o ano do veganismo!

E se você está procurando mais motivos para fazer parte desse movimento, resolvemos listar 19! Assim fica mais fácil encontrar aquela razão especial que vai te motivar a colocar o “veganismo” na sua lista de metas para o Ano Novo e te ajudar a adotar um estilo de vida mais compassivo:

  1. Não contribuir diretamente com o sofrimento terrível de milhares de animais.

  2. Ao eliminar o consumo de produtos de origem animal, você reduz significativamente a quantidade de emissão de gases de efeito estufa, gerados em muito maior escala na produção de produtos animais. Em um ano, isso é equivalente a cerca de 36.500 km rodados num carro comum.

  3. Cerca de 90% do desmatamento da Amazônia se deve à pecuária, seja para a produção de pastos, seja para a produção de grãos e outros alimentos que servem para ração animal.

  4. Ao adotar o veganismo, você toma um posicionamento ético ao entender que o sofrimento dos outros importa tanto quanto o seu próprio sofrimento. Essa é uma das melhores formas de se promover uma cultura de paz para todos!

  5. A pecuária é responsável por cerca de 80% do trabalho escravo no Brasil, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

  6. A FAO estima que, com o consumo atual de animais marinhos, os peixes serão extintos dos oceanos até 2050.

  7. A pecuária está promovendo a maior extinção em massa de espécies desde os dinossauros.

  8. O consumo de presunto, salsinha, bacon e outros foi classificado como cancerígeno, no mesmo grupo de evidência que o cigarro (grau 1) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

  9. Hoje nós confinamos, exploramos e matamos mais animais por ano do que o total da população humana que já habitou este planeta.

  10. A pecuária atualmente ocupa cerca de ⅓ da superfície terrestre do planeta e é a maior responsável pela degradação de solos da Terra.

  11. Ao eliminar o consumo de produtos de origem animal, você economiza cerca de 1 milhão de litros de água por ano. Isso é o equivalente a quase 10 mil banhos de 15 minutos durante o ano de 2019.

  12. 79% da proteína produzida no Brasil é usada como ração para alimentar animais ditos “de consumo’’ ao invés de alimentar diretamente seres humanos. Enquanto isso, cerca de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo atualmente.

  13. Vacas, porcos e galinhas consomem muito mais alimentos do que produzem. Em média, para cada 1.000 calorias produzidas sob a forma de carne, um animal consome cerca de 10 mil calorias – um desperdício de 90% do alimento consumido.

  14. A maioria dos animais explorados em fazendas são abatidos ainda quando bebês e vivem a maior parte das suas curtas vidas em situações degradantes.
    Porquinhos (os chamados leitões) são abatidos com apenas 21 dias de vida e frangos são abatidos com apenas 40 dias de vida.

  15. O consumo de carnes está diretamente relacionado às três maiores causas de morte prematura do mundo: câncer, doenças cardíacas e diabetes.

  16. Você vai conhecer muito mais sabores com novas formas de alimentação e possivelmente será muito mais saudável (se mantiver uma alimentação balanceada e com poucos alimentos processados).

  17. O veganismo te ajuda a entender melhor outras formas de injustiça social.

  18. Economicamente, a longo prazo, a pecuária é um desastre. Um estudo alemão-brasileiro apontou que, para cada R$ 1 milhão em receita da pecuária, R$ 22 milhões são gerados em prejuízos ambientais. O imediatismo dos nossos empresários demonstra que não estão pensando em quem irá pagar essa conta no futuro.
  19. EscolhaVegVamos conversar?E no você vai conhecer nossa equipe de suporte à transição de hábitos alimentares, que vai te ajudar em todos os passos dessa jornada.