Ano passado, uma pesquisa do IBOPE encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira mostrou que o número de brasileiros que se dizem vegetarianos chegou a 30 milhões, o que representa um crescimento de quase 100% de 2012 para 2018. Pesquisas apontam que 2019 será o ano do veganismo!
E se você está procurando mais motivos para fazer parte desse movimento, resolvemos listar 19! Assim fica mais fácil encontrar aquela razão especial que vai te motivar a colocar o “veganismo” na sua lista de metas para o Ano Novo e te ajudar a adotar um estilo de vida mais compassivo:
- Não contribuir diretamente com o sofrimento terrível de milhares de animais.
- Ao eliminar o consumo de produtos de origem animal, você reduz significativamente a quantidade de emissão de gases de efeito estufa, gerados em muito maior escala na produção de produtos animais. Em um ano, isso é equivalente a cerca de 36.500 km rodados num carro comum.
- Cerca de 90% do desmatamento da Amazônia se deve à pecuária, seja para a produção de pastos, seja para a produção de grãos e outros alimentos que servem para ração animal.
- Ao adotar o veganismo, você toma um posicionamento ético ao entender que o sofrimento dos outros importa tanto quanto o seu próprio sofrimento. Essa é uma das melhores formas de se promover uma cultura de paz para todos!
- A pecuária é responsável por cerca de 80% do trabalho escravo no Brasil, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
- A FAO estima que, com o consumo atual de animais marinhos, os peixes serão extintos dos oceanos até 2050.
- A pecuária está promovendo a maior extinção em massa de espécies desde os dinossauros.
- O consumo de presunto, salsinha, bacon e outros foi classificado como cancerígeno, no mesmo grupo de evidência que o cigarro (grau 1) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
- Hoje nós confinamos, exploramos e matamos mais animais por ano do que o total da população humana que já habitou este planeta.
- A pecuária atualmente ocupa cerca de ⅓ da superfície terrestre do planeta e é a maior responsável pela degradação de solos da Terra.
- Ao eliminar o consumo de produtos de origem animal, você economiza cerca de 1 milhão de litros de água por ano. Isso é o equivalente a quase 10 mil banhos de 15 minutos durante o ano de 2019.
- 79% da proteína produzida no Brasil é usada como ração para alimentar animais ditos “de consumo’’ ao invés de alimentar diretamente seres humanos. Enquanto isso, cerca de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo atualmente.
- Vacas, porcos e galinhas consomem muito mais alimentos do que produzem. Em média, para cada 1.000 calorias produzidas sob a forma de carne, um animal consome cerca de 10 mil calorias – um desperdício de 90% do alimento consumido.
- A maioria dos animais explorados em fazendas são abatidos ainda quando bebês e vivem a maior parte das suas curtas vidas em situações degradantes.
Porquinhos (os chamados leitões) são abatidos com apenas 21 dias de vida e frangos são abatidos com apenas 40 dias de vida. - O consumo de carnes está diretamente relacionado às três maiores causas de morte prematura do mundo: câncer, doenças cardíacas e diabetes.
- Você vai conhecer muito mais sabores com novas formas de alimentação e possivelmente será muito mais saudável (se mantiver uma alimentação balanceada e com poucos alimentos processados).
- O veganismo te ajuda a entender melhor outras formas de injustiça social.
- Economicamente, a longo prazo, a pecuária é um desastre. Um estudo alemão-brasileiro apontou que, para cada R$ 1 milhão em receita da pecuária, R$ 22 milhões são gerados em prejuízos ambientais. O imediatismo dos nossos empresários demonstra que não estão pensando em quem irá pagar essa conta no futuro.
- EscolhaVegVamos conversar?E no você vai conhecer nossa equipe de suporte à transição de hábitos alimentares, que vai te ajudar em todos os passos dessa jornada.